Centro de Saúde em Festa

Hoje começam as festas do Pinhal Novo.
Como Alcochetano, vou estando atento às festividades da região e raramente não me esforço por conhecer o PROGRAMA DAS FESTAS!

Antes de ser presidente do Sporting, gostava muito , mas mesmo muito de fazer parte de uma comissão de festas e de preferência em Alcochete. Juro-vos que não há aqui nenhuma ironia.
Imaginar as reuniões de uma comissão de festas é matéria para uma série de humor de 26 episódios.
Pensar no presidente da junta, no construtor civil conceituado e no representante dos cafés da terra, a discutirem se é melhor levarem a Rute Marlene ou a Rita Guerra deve ser de ir às lágrimas:

- Ó Nidberto Paiva, a Rute Marlene tem que vir! Ela o ano passado ali nas festas de Sarilhos Grandes, apareceu com uma mini-saia, que deixou o Cajó das Enguias com um torcicolo!

- Dassseee! Pudera! Com o camafeu que esse gajo tem lá em casa, até aquela miúda do "Lider" que tem um defeito na perna se lhe parece boa! (risossss) (risosss generalizados ornamentado de uns "cum caralho, foda-se")

- Ó Herlander Vinagre, sei que gosta muito da Rute Marlene, mas já desde o ano passado que tinha ficado a intenção de trazer-mos a Rita Guerra! A intenção ou a tesão , nem sei! (risos) É que esta também é bem boa! Batia-me uma sarapitola à canhota que até assobiava as "4 estações"!

- Ó Doutor , e ouvi dizer que ela agora está divorciada!

-É verdade! A minha mulher que lê essas merdas das revistas ó caraças, também me disse que sim!

- Ó Herlander, traz a gaija! Também é boa e divorciada deve andar com o pito aos saltos!

(risos e gargalhadas, complementados com umas vigorosas coçadelas de tomates)

-Não se esqueçam que temos de ter o José Cid e isso custa-nos um olho de vidro!

Mas o que me deslumbrou (nunca tinha escrito esta palavra num post, nem nos que aparece a Mónica Belluci) foram algumas das actividades destas festas do Pinhal Novo em 2009.
Dos ranchos folclóricos, dos bailes, das largadas de toiros já estamos todos mais ou menos à espera. Complementar isso com um tornei de futsal e exposições também não me parece despropositado. Mas que uma das exposições se chame "Um mundo de gaitas", já começa a ser perigoso. Se pensarmos numa exposição de "Pulseiras de Macramé" e um atelier "Bolsas para telemóveis", já começo a achar que as mulheres dos membros da comissão de festas os substituíram numa das reuniões.
Agora, haver nestas festas "Recolha de Sangue" organizada pela Associação de Dadores Benévolos de Sangue Pinhal Novo é que me parece uma coisa do outro mundo.

Toda a gente sabe o que se faz nestas festas, independente da arte ou do espectáculo em causa, será sempre acompanhada por uma dose bastante considerável de álcool. Aliás, nem é habitual as pessoas medirem o que bebem em "garrafas" e muito menos em "copos", normalmente dizem: "estivemos a jantar e vazámos 2 hectolitros de cerveja, 1 hectolitro de vinho e meia destilaria de Famous Grouse". Normalmente, na minha terra quando juntamos este facto a uma largada de toiros às 4 ou 5 da manhã, o resultado é Bêbados-0 Toiro-5, e os bombeiros têm mais trabalho que numa visita de estudo de uma universidade da 3ª idade.

Ora, lembrarem-se de fazer uma recolha de sangue numas festas é para quê?!
A única explicação é que os senhores do Pinhal Novo inventaram uma fusão de cabidela com chouriço assado, só pode!

Espero é que isto tipo de coisas não deixem de ser um fait-diver. Receio que nas próximas festas do Pinhal Novo, se façam recolhas de medula ou de sémen e se substituam as minis por garrafinhas de soro de abertura fácil!
Tenho quase a certeza que aqueles gajos que ainda ligam às manifs do "vegets" e mandaram fazer umas t-shirts a dizer "Sou português, sou aficionado!" vão mandar fazer umas a dizer "Dou sangue, sou aficionado!"


Sem comentários: